INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

2023-11-17

O Número Temático "Inteligência Artificial no Ensino Superior: Formação, Investigação e Práticas Pedagógicas", pretende a partir de uma uma abordagem transdisciplinar integrar as mais recentes discussões acadêmicas, avanços tecnológicos, implicações éticas, legais e sociais a partir dos seguintes eixos:  

  1. Ressignificação Curricular e IA: Abordagens Contemporâneas e Críticas no ensino superior

Intersecção entre a Inteligência Artificial (IA) e o currículo no ensino superior. Complexidades do panorama educacional. Impacto da IA nos currículos.

  1. Inteligência Artificial, automonitoramento e Avaliação da Aprendizagem

Metodologias de avaliação assistida por Inteligência Artificial (IA). Avaliação de sistemas formativos, monitoramente e automonitoramento de estudantes.

  1. Práticas de Investigação com o Uso da Inteligência Artificial: Impactos e Transformações nas Ciências humanas e sociais.

Metodologias de pesquisa qualitativas e quantitativas. Uso de algoritmos avançados que permitem a análise de grandes volumes de dados. IA e a identificação de tendências, padrões e lacunas no corpo literário existente. IA e os paradigmas de pesquisa -validade, confiabilidade e ética na coleta, análise e divulgação dos dados.

  1. A Inteligência Artificial e a Formação Docente

Impacto da IA nos programas de Formação docente - a formação docente em redes colaborativas de troca de conhecimento. Estratégias de formação docente com IA (simulações, jogos educativos e cenários de aprendizagem imersiva). Limites e desafioss na integração da IA na formação docente e o papel do formador.

  1. IA e Ética

Aspectos éticos no uso da IA. Novos modos de produzir textos, sons e imagens. Implicações éticas e sociais no desenvolvimento e usos de ferramentas e IA na educação. IA e seu impacto na sociedade – equidade, cidadania e responsabilidade.

Prazo de submissão: 01/12/2023 a 31/03/2024

Organizadoras/es:

Profa. Dra. Diene Eire de Mello - Universidade Estadual de Londrina- Brasil

Profa. Dra.Márcia Ambrósio - Universidade Federal de Ouro Preto- Brasil

Prof. Dr. Paulo Brazão - Universidade da Ilha de Madeira -Portugal

Prof. Dr. Luis Tinoca - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal